Blog

Il Conventino: os melhores vinhos premiados da Toscana

Os vinhos italianos são aclamados por inúmeros críticos. Não por acaso, a região da Toscana, muito conhecida pelos apreciadores da bebida, possui alguns dos melhores vinhos premiados do mundo. Combinação perfeita com seus pratos típicos, os vinhos italianos encantam por sua elegância e sabor marcante.

Foi na Toscana que o Comendador colocou fim a uma incansável busca. Depois de grandes decepções com os Brunellos e incessante procura por um vinho que representasse à altura essa maravilhosa região, ele teve uma grata surpresa. O Vino Nobile di Montepulciano, do produtor Il Conventino, preencheu todos os critérios de identificação dessa região, que tem sido enaltecida como a mais bela do mundo.

Abaixo, conheça mais sobre essa deliciosa e profunda bebida.

 

 Il Conventino e seus vinhos premiados

 

 Vino Nobile Di Montepulciano Riserva DOCG 2010

A excelência deste vinho começa logo na plantação das uvas. O vinhedo é muito bem cuidado, e sua localização é beneficiada com uma ótima exposição ao sol. Além, claro,  de um microclima ideal para a plantação. O resultado? Um vinho que repetidamente tem conquistado notas máximas do Gambero Rosso e do Guia Veronelli, os mais renomados da Itália.

O Nobile Di Montepulciano Riserva DOCG 2010 é obtido com um corte de 85% Sangiovese (Prugnolo Gentile) e 15% Colorino e Canaiolo. Fórmula perfeita para dar à bebida um perfume complexo e delicado. Na boca, ele se distingue pela elegância e pela complexidade. Com um corpo imponente, é suculento e possui grande estrutura, na qual predominam sabores de cereja e chocolate. Seu final longo e saboroso é um grande presente para o paladar.

Para alcançar esses sabores, esse vinho premiado passa por um afinamento em carvalho durante 30 meses e pela exposição ao sol da Toscana. Este, com certeza, é um vinho com raízes profundas e antigas, atestadas por vestígios etruscos que rodeiam a Cantina.

Renomado, o Vino Nobile Di Montepulciano Riserva foi eleito um dos 100 melhores vinhos do Brasil na edição de dezembro de 2016 da Revista Adega. Ele também foi eleito o segundo melhor Nobile, segundo a revista Wine Enthusiast, com 91 pontos

 

 

Vino Nobile Di Montepulciano Riserva DOCG 2011

Assim como o DOCG 2010, este vinho é beneficiado com todas as qualidades da região da Toscana, como ótima exposição ao sol e um microclima excepcional. Ele também tem conquistado notas máximas dos renomados italianos Gambero Rosso e Guia Veronelli.

A composição deste vinho premiado é obtida com corte de 85% Sangiovese (Prugnolo Gentile) e 15% Colorino e Canaiolo. Com perfume complexo e delicado, ele distingue-se na boca por sua elegância e complexidade. Seu corpo imponente e bem estruturado torna a bebida mais suculenta, na qual predominam sabores de cereja e chocolate.

Safra preferida pelo Comendador, o rótulo foi eleito entre os 100 melhores vinhos do Brasil na edição de dezembro de 2016 da revista Adega. Também foi nomeado o segundo melhor Nobile segundo a revista Wine Enthusiast, com 88 pontos.

 

 

 Vino Nobile Di Montepulciano Riserva DOCG 2012

Desenvolvido nas mesmas condições que os vinhos das reservas anteriores, o Nobile Di Montepulciano Riserva DOCG 2012 foi beneficiado pelo microclima excepcional da Toscana.  Assim como seus antecessores, ele obteve notas máximas do Gambero Rosso e do Guia Veronelli, os mais renomados da Itália.

Sua composição é obtida com um corte de 85% Sangiovese (Prugnolo Gentile) e 15% Colorino e Canaiolo. Isso confere à bebida um perfume complexo e delicado que, na boca, distingue-se pela elegância e pela complexidade.  Seu corpo imponente e estruturado faz com que o vinho se torne suculento com sabores de cereja e chocolate.

Este vinho também passa por um afinamento em carvalho pelo período de 30 meses e pela bela exposição ao sol da Toscana.  A safra 2014 é a mais premiada nacional e internacionalmente. Ele recebeu 92 pontos e foi eleito entre os 100 melhores vinhos do Brasil na edição de dezembro de 2016 da revista Adega.  Segundo melhor Nobile pela revista Wine Enthusiast, com 93 pontos e premiado pela Mundus Vini, em 2016, com a medalha de prata.

 

Nota do Comendador

Quer saber mais sobre esses maravilhosos vinhos premiados da Toscana? Então é só dar o play abaixo!

 

 

Depois de conhecer mais sobre os saborosos vinhos premiados da Toscana, que tal experimentá-los? Confira nossa lista com os vinhos mais saborosos da Itália e desfrute dessa magnífica bebida!