Blog

Sugestão de Cardápio de Natal harmonizado

Dezembro chegou, ano se encerrando é hora de pensar em reunir amigos e família, celebrar o ano que passou, brindar as conquistas, agradecer e renovar as energias para o ano que vem.

Mas também é o mês das duvidas, a gente sempre fica sem saber que prato servir e que vinho combina com o menu escolhido.

Pensando nisso, montamos um cardápio completo e todo harmonizado, com entrada, prato principal e sobremesa. Agora é só preparar tudo, separar os vinho e curtir o Natal com os seus convidados.

 

Feliz Natal!!!

 

Magret de Pato com pêssego grelhado e azeite de laranja com manjericão

 

4 magret de pato

4 pêssegos

1 maço de manjericão

¼ xícara (chá) de geleia de laranja

30g de manteiga

1 colher (sopa) de açúcar mascavo

1 dente de alho

50ml de azeite extra virgem

sal e pimenta-do-reino a gosto

 

Modo de preparo:

Com uma faca bem afiada faça algum traços na gordura do peido de pato sem chegar a carne, reserve.

No liquidificador coloque o manjericão, a geleia, o alho e o azeite, bata ate homogeneizar, tempere com sal e pimenta e reserve.

Corte os pêssegos ao meio, retire o caroço. Em uma frigideira coloque a manteiga, acrescente o açúcar mascavo e os pêssegos, tempere com sal e pimenta e deixe os dourar. Reserve.

Na mesma panela que dourou os pêssegos, sele o magret com a gordura voltada para baixo, até que esteja bem dourado, vire e deixe dourar por mais 2 minutos. Coloque os em uma forma e leve ao forno por 7 min pré aquecido a 250 graus.

Montando o prato: corte o magret ao meio, regue com o azeite e finalize com o pêssego.

 

 

 

Lombo recheado com tâmaras e cuscuz natalino

 

Para o cuscuz:

1 cenoura em cubos grandes

1 cebola em cubos grandes

1 talo de salsão em cubos grandes

1 alho poro em cubos grandes

1 folha de louro

1 ramo de alecrim

3 litros de água

250g de farinha para cuscuz

30g de uva passas pretas

50g de castanha de caju

50g de nozes

50g de amêndoas em laminas

1 cebola rocha cortada em cubos

30g de manteiga

sal e pimenta a gosto

 

Modo de preparo:

Em uma panela coloque a cenoura, a cebola, o salsão e a alho poro e deixe caramelizar (não usa gordura) até que o fundo comece a ficar escuro. Acrescente, o louro, o alecrim e a água e deixe cozinhar até que reduza a metade.

Em uma panela coloque um fio de azeite e leve a farinha de cuscuz para dourar, deligue o fogo e acrescente 400ml do caldo de legumes preparado anteriormente. Tampe a panela e deixe descansar por 30min ou até que o caldo tenha sido todo absorvido.

Coloque a manteiga em uma panela, acrescente a cebola roxa picada tempere com sal e pimenta e deixe dourar, junte as frutas secas e o cuscuz já cozido. Tempere com sal e pimenta e sirva.

 

Lombo:

1,5kg de lombo de porco

2 dentes de alho picado

1 cebola picada

150g de bacon picado

150g de tâmaras sem caroço

sal e pimenta a gosto

 

Modo de preparo:

Abra o lombo em manta, tempere com sal e pimenta e reserve.

Pique o bacon em cubos bem pequenos, junte a cebola picada, o alho picado e a tâmara, tempere com um fio de azeite, sal e pimenta e misture bem tudo. Distribua esse recheio no centro do lombo e enrole-o como um rocambole, amarre com barbante e leve ao forno pré aquecido 180 graus coberto com papel alumínio por 80min. Retire o papel e deixe-o por mais 20min. Fatie o lombo e sirva com o cuscuz natalino.

 

 

 

Rabanada Brûllée com ganache de chocolate e frutas natalinas

 

Rabanada:

4 fatias de pão tipo brioche

100ml de creme de leite

cascas de laranja

1 ovo

50g de mel (ou açúcar)

óleo suficiente para fritar

açúcar suficiente para fazer o brullée

 

Modo de preparo:

Leve o creme de leite ao fogo com as cascas de laranja e o mel, assim que levantar fervura desligue o fogo e deixe descansar por 30min. Após esse tempo adicione o ovo e mexa com ajuda de um garfo. Passe as fatias de pão nesse creme e leve para fritar. Reserve

 

Ganache:

100g de chocolate meio amargo picado

50g de frutas cristalizadas

raspas de laranja

30ml de vinho aur traminier passito

 

Hidrate as frutas com o vinho por 10min. Derreta o chocolate junto ao creme de leite em banho maria, acrescente as raspas de laranja e as frutas com o vinho. Mexa bem e reserve.

 

Montagem: Coloque um pouco da ganache em um recipiente, deite sobre ela a rabanada, polvilhe açúcar e com ajuda do maçarico derreta esse açúcar ate que forme uma casquinha de caramelo por cima. Decore com folhas de hortelã e cereja. Sirva.

 

 

 

Confira abaixo algumas fotos dos melhores momentos da Chef Juliana Araújo preparando estes deliciosos pratos!